quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Use o teclado virtual para proteger sua senha



Diversos programas espiões capturam tudo o que é digitado e enviam para algum hacker, o dono do programa. Assim eles podem saber sua senha do banco, por exemplo, além do que você faz no computador. Esses programas são chamados de keyloggers.

Por isso alguns sites, por medidas de segurança, exigem que você “clique” na tela sua senha ou código. Assim, pelo menos por vias normais, esses programas não capturam o que foi digitado.

O Windows possui um acessório de acessibilidade, para ajudar pessoas que tem dificuldades em usar um teclado convencional. Mas ele serve para isso também: como as teclas devem ser “clicadas”, a maioria dos keyloggers não conseguirá captar o que você digita. Ideal para usar para colocar senhas, especialmente senhas importantes.

Para abrir o teclado virtual, vá em “Iniciar > Programas > Acessórios > Acessibilidade > Teclado Virtual”. Se preferir, digite “osk” no “Iniciar > Executar”.

Basta clicar no campo onde você quer digitar (exemplo: o campo da senha, do cartão de crédito, etc), e clicar nas letras no teclado virtual.

Nota: os keyloggers tradicionais não captarão o que foi digitado usando o método que a maioria utiliza. Mas existem espiões mais sofisticados, que ficam capturando e enviando imagens de tela do seu computador. O ideal mesmo é manter o computador livre de vírus e espiões, e evitar entrar em sites que pedem sua senha em computadores alheios.

0 comentários: