sábado, 3 de novembro de 2007

Informatica: Inteligência artificial torna computador impossível de ser batido no jogo de damas

Computador jogador de damas

Esse é o caso da turma do Dr. Jonathan Schaeffer, da Universidade de Alberta, no Canadá. Com a diferença de que eles não estavam jogando para matar o tempo. Suas pretensões eram bem mais ambiciosas e agora deram resultado.

Os pesquisadores conseguiram construir um programa de computador que domina inteiramente o jogo de damas - ou seja, é impossível ganhar do computador. O programa, batizado de Chinook, foi construído a partir da análise de 500 bilhões de bilhões de posições do jogo de damas - o número equivale a um cinco seguido por 20 zeros.

Inteligência artificial

Não se trata apenas de tirar o prazer dos jogadores - já que eles nunca poderão vencer. O grande destaque é que o programa é um avanço realmente significativo no campo da inteligência artificial. Com a ajuda de alguns dos melhores jogadores de damas do mundo, a equipe do Dr. Schaeffer programou uma heurística capaz de reter os movimentos que têm sucesso e aqueles que não têm.

A análise das jogadas consumiu o trabalho de até 200 computadores rodando simultaneamente, em tempo integral. Agora que está finalizado, o programa Chinook não precisa mais da heurística. Ele se tornou uma base de dados completa que sabe o melhor movimento para cada situação possível do jogo. Se um jogador de damas "perfeito" enfrentar o Chinook, o melhor que ele conseguirá será empatar o jogo.

O programa já consta no Guinness Book, por ser o primeiro programa a ganhar um campeonato mundial de jogos - um feito conseguido no campeonato mundial de damas de 1994. Mas só agora ele atingiu a perfeição.

0 comentários: